Ontem estive na igreja Assembléia de Deus Betesta e pude presenciar uma das pregações de Gondim. Apesar de muito criticado por diversas lideranças religiosas, considero o pastor Ricardo Gondim um exemplo tanto de ministro da Palavra, quanto líder cristão. Ele não se vendeu aos movimentos modernos cristãos, não mudou seu discurso com medo de perder membros e não mudou para vender melhor seus discursos. Ele continua crítico, filósofo e firme.
Gondim é mais que um pregador; ele é um pensador. E a igreja não gosta de pessoas que pensam. A igreja prefere pessoas que sejam simplesmente manipuláveis, enganáveis. Quando surge um pensador, um “herege”, como o chamam, os líderes manipuladores buscam um meio de atacá-lo e depreciar sua imagem. E isso é acentuado com Gondim, que não tem medo de citar denominações evangélicas que buscam lucrar com a fé cristã.
Gondim prega – biblicamente baseado - que o cristão não será nem mais nem menos amaldiçoado se ele der o dízimo; que ser dizimista não influenciará sua vida com Deus. Imagina o quanto essa pregação não pertubou os líderes que visam lucrar com os dízimos dos evangélicos e pregadores que cobram para pregar?
Eu tenho sido atacado, tanto na internet como na igreja, por líderes que temem pensadores por causa do que prego. E quando falo “líderes”, não são de congregaçõezinhas de bairro. Tenho sido perseguido por apóstolos e certos pregadores dos Gideões. Homens que buscam religiosidade cega para doutrinar e “encabrestar” seus seguidores. Homens que pulam, gritam e sapateiam sobre púlpitos, a título de manifestação divina, simplesmente porque não sabem ensinar. Falam o que o povo quer ouvir e recebe o dinheiro deles em troca. São um câncer para a igreja e têm levado o cristianismo no Brasil a falência. Hora de darmos a volta por cima.
A Igreja precisa de homens como Ricardo Gondim, que não tem medo de dar a cara a tapa, que pregam uma verdade doída, mas real. Que ensina ao invés de gritar, que faz refletir ao invés de cegar, que abre horizontes ao invés de tirá-los de seus seguidores. Me lembra Lutero sendo chamado de herege pelo corrompida igreja católica. Hoje, a corrompida igreja evangélica o chama de herege e amanhã ele será lembrado como reformista do cristianismo no Brasil.
Fica aqui minha gratidão a Deus pela vida de Gondim. Como homem ele é corruptível, pecador. Mas tem dado o exemplo, com sua vida, de que você não precisa ser santarrão para ser um líder exemplo; basta ter um coração contrito a Deus e amor por ensinar a pensar. E como ele mesmo diz: “Viver não é para amadores“. Liderar igrejas também não.
Se você não o conhece, busque por suas pregações no Youtube ou visite seu site ricardogondim.com.br.


julho 7th, 2008 às22:25
Amigo, como vais a Betesda e não me encontra por lá. Sou membro da comunidade a 6 meses.
Abraços!
julho 8th, 2008 às22:27
Belíssimo texto. É tudo isso e muito mais. Incluiría o Caio Fabio tb nesta lista de homens de Deus que pensam e pregam o verdadeiro evangelho, sem medo, sem barganhas, sem cultos circenses e com muita responsabilidades. Abraço! (Blog: http://emerson.bahia.zip.net)
julho 10th, 2008 às12:01
Concordo plenamente. A igreja precisa de homens assim. Se todo herege fosse assim…
http://amenidadesdacristandade.blogspot.com/
julho 10th, 2008 às16:34
parabeniso o irmao pelo bom trabalho que o imao tem fazido paz do senhor.
julho 10th, 2008 às16:37
irmao tem feito. desc. paz daqui de portugal.irmao em cristo Pb.ELCIO RODRIGUES…
julho 11th, 2008 às22:15
A Paz!irmão concordo plenamente com o texto que li,porque atraves do Ptr Ricardo Gondim,tenho eprendido e me dedicado mais ao evangelho.existe homens q sabem tanto mas na pratica ñ sabem nada a ñ ser criticar.
agosto 3rd, 2008 às17:58
Aos irmãos da Assembléia de Deus,e ao Pastor Gondim.
Desejo me identificar,para que não haja dúvidas sobre posicionamentos e responsabilidades: Sou Batista( 1ª de Olinda,Pe),48 anos ,Diácono, casado 01 filha,enfim…
-Qto aos textos de R.Gondim: são polêmicos,mas não inusitados, trata-se de uma referência aos tópicos do “evangelho social”, da teologia da libertação,do envangelho horizontal humanista, tudo isto misturado à pitadas de modernismo existencialismo, ou seja RG translada para sua condição de CRISTÃO,todo seu sofrimento, dúvidas, perplexidades, diante da constatação (tardia),de que este é um mundo profundamente injusto,sofrível,pecaminoso, inclusive no paraíso, que se suporia,o meio evangélico. Particularmente ao assunto “meio evangélico”, ele demonstra especial propriedade – nunca houve tanta apostasia, cretinice, mercantilismo e cinismo, como tambem HERESIAS.`´É compreensivel que RG exponha seu coração e inquietações de forma tão aberta, mas erra em alguns fatores 1)Queira ou não, fala ex-cátedra, 2)Suas proposições, simpáticas aos corações e emoções, sugerem perspectiva antropocêntrica,não deixando espaço para as certezas divinas que a Bíblia garante 3)RG parece sentir falta da estética,da poesia, da erudiçao, criatividade, sensibilidade e do altruísmo visivelmente percebido. São entes culturais e emocionais que, embora secularmente produzidos e vivenciados pelos cristãos, NÃO SÃO O FUNDAMENTO da FÉ, 4)RG contribui muito para reflexão,semeando porém, dúvidas.Pastores são transmissores de valores ABSOLUTOS, esgrimar incoerências,filosofias humanas, fraquezas pessoais,para as ovelhas é o mesmo que lembrar aos filhos pequenos que “papai vai morrer e mamãe tambem..” NÃO É JUSTIFICATIVA a procedência ou não das inquietações,o Pastor é o esteio da doutrina,do ensino,do exemplo,como Paulo diz a Timóteo “sê exemplo dos fieis..”,ainda se alguma angústia tem o pastor, deve procurar alimento em quem de direito, NOSSO SENHOR JESSUS CRISTO, através de irmaõs e companheiros de ministério tão experientes qto o sr.RG 5) JAMAIS O PASTOR A PRETEXTO DE SINCERIDADE DEVE ESMAGAR COM SEUS CONCEITOS PRÓPRIOS, CULTURAIS, EMOCIONAIS,AO REBANHO INCAUTO E INDEFESO .
Caro Pastor Gondim, estamos a par do teu valor pessoal e dos sofrimentos inerentes a tão sublime ofício, estou a tua disposição como cristão para ajudar a manter elevados teus braços (como você diz,cansados!),somos solidários em tudo que pudermos,jogue sobre nós,teu suor,tua luta teu sofrimento,mas poupe a igreja de sentimentos pouco varonis a um homem de tua envergadura.
abraços, marcilio leão
milao2003@yahoo.com.br
agosto 6th, 2008 às8:46
Bem meu querido, este tesxte retrata muito bem as igrejas “evangélicas”, se assim é que as podemos chamar, pois concordo plenamente com o dito assim. Venho acompanhando o Ricardo a quase um ano, ouço suas pregações todos os dias, onde teológicamente tem crescido grande mente, só que mais do que isso, tenho crescido como pessoa, obtendo uma integridade par, na qual sou muitíssimo grato a Deus por conhecer o Pr. Ricardo, onde aqui fica meus siceros agradecimentos por essa homenagem a ele na qual o faz um dos grandes homens que pensam.
Wesley
agosto 15th, 2008 às11:25
A Igreja, com toda a creteza precisa de Teólogos, pensadores, profetas, críticos, pregadores eloqüentes etc…. . Este é o Lado do Pr Gondim que é muito bem vindo. Cada livro seu que eu lia me dava vontade de ler, e ler mais outro. Com ele experimentei o que Rúbem Alves (escritor que tanto ele quanto eu apreciamos) chama de Antropofagismo literário. Vejo neste pastor a sintese de alguém que conciliave atividade noética com Fé Cristã Bíblica.
Mas cá entre nós a Igreja já está cheia de extremos, sejam os da Ortodoxia engessada, sejam os do criticismo do libralismo teológico. ambos são as versoes modernas do que o próprio Gondim chamou de feriseus e saduceus. Ainda é cedo para taxá-lo de Herege, nem quero ter sobre meus ombros esta tarefa,afinal com a mesma mdida que julgamos seremos julgados. Mas cá entre nós, espero q ele continue sua tarefa de revisão e que fuja das contradições da modernidade e da pós modernidade a qual professando-a alguns desviaram-se da fé. Reiteroa Igreja precisa de sua lucidez e equilíbrio teológico; de saduceus, escribas e fariseus, já está cheia. Um abraço
agosto 20th, 2008 às14:46
Concordo com vsº o pastor ricardo é um homem ilumunado, sou católico e não perco uma menssagem dele na rede aleluia, é uma lição de vida, só queria dizer-lhe pessoalmente que na hora de nossa horãção prncipal, vulgo missa, batemos no peito com orgulho sim, e dizemos que por minha culpa, por minha grande culpa, nós humildimente pedimos perdão a Deus.
agosto 22nd, 2008 às13:56
PAZ IRMÃOS ….
alguém afirmou: RG contribui muito para reflexão,semeando porém, dúvidas. As Escrituras definem fé como: “certeza daquilo que esperamos, e a prova das coisas que não vemos” (Hb. 11. 1). Todavia quando olho para os exemplos de fé me pergunto se existia algum entre eles que nunca passou por dor, aflição, contradição e dúvida. Isto me faz perguntar: existe fé sem dúvida? Ao semear dúvidas RG não estaria contribuindo para um processo de síntese entre fé e razão? GOSTO DE VER NAS ESCRITURAS A INFALÍVEL PALAVRA DE DEUS. RECONHEÇO QUE A DESPEITO DO SEU VALOR INCALCULÁVEL, O CONHECIMENTO HUMANO É FALHO, E DESTINADO A SER ANIQUILADO, MAS PERGUNTO: Qual de nós nunca questionou a validade de toda sua vivência cristã?
POR ESTA E OUTRAS RAZÕES ENTENDO QUE É CEDO PARA AFIRMAR QUE GONDIM É HEREGE. COMO LEITOR DE SEUS LIVROS, ORO A DEUS, E CONVOCO OS QUE O ADMIRAM PARA ORAREM POR ELE.
SALOMÃO AFIRMOU: “QUANTO MAIOR SABEDORIA, MAIOR SOFRIMENTO; E QUANTO MAIOR O CONHECIMENTO, MAIOR O DESGOSTO” (Ec 1. 18). sob este prisma é preciso que se reconheça que a posição dele é complicada.
Que a paz esteja com todos e Um abraço!!
agosto 22nd, 2008 às18:58
Falo de lideres, nao congrgaçaozinhas de bairro, me explique essa diferença. O que sao lideres e o que sao congregaçaozinhas de bairro?
Por favor me responda grande pensador!
agosto 25th, 2008 às9:27
nem ricardo gondim e nem niguem pode ser mais que a Biblia
que precisamos é falar do amor de Deus todos estão sendo influenciado
agosto 25th, 2008 às11:50
Amém, nem ricardo gondim e nem niguem pode ser mais que a Biblia. Mas que precisamos de pessoas com visão coerente do que a mesma afirma, Ah! como precisamos.
agosto 25th, 2008 às17:35
Bem meus irmaos, nos dias em que vivemos, devemos questionar, refletir e pensar, mas princimpalmente raciocinar, vejamos;
1 Ao ver o depoimento de RG,no blog acima note a maneira arrogante e prepotente com que ele fala dos pregadores pentecostais; sapateiam saltam e pulam , a titulo de manifestaçao divina, simplesmente porque nao sabem ensinar, ou seja nao sao como eu RG o grande ensinador, eu sim sei, sou o bam bam bam, alem do mais como ele pode afirmar que que nao é uma manifestaçao divina quem é o homem para julgar .
2 Depois vemos a maneira preconceituosa e segregacionista com que ele trata os pastores de pequenas igrejas taxando-os de lideres de congregaçaozinhas de Bairro, ora nem todos foram chamados para serem grandes lideres e pastorear grandes igrejas mas sera que isso os faz menores diante de Deus e dos homens? Podem imaginar Lutero falando tais absurdos? eu nao.Alem do mais vale a pena lembrar que o mercado evangelico é bastante lucrativo e que RG vende livros e DVDs,com temas picantes e polemicos que atraem a atençao dos clientes evangelicos, e que os mercenarios nao sao somente os pregadores pentecostais que cobram para pregar nem os pastores da Universal como ele e os seus seguidores afirmam, eles vem tambem disfarçados de teologos e pensadores como se fossem totalmente contrarios a eles mas na verdade o objetivo é o mesmo, limpar a sua carteira. Agora raciocinem comigo; Seria gondin o grande reformador da igreja evangelica corrompida, o Lutero dos tempos modernos ou apenas um marketeiro muito inteligente que descobriu uma maneira de fazer a mesma coisa mostrando-se totalmente diferente dos demais, o outro lado da moeda, pensem nisso com cautela $$
agosto 27th, 2008 às17:23
Quem dentre nós não é consumidor de algo? Quem não veste, não calça, não come, não lê, etc..? Eu faço párte desta clientela evangélica que consome livros do Pr Ricardo Gondim, do Rev Cáio Fábio, de Ed René Kivtz, de George Barnna, de Rubém Amonrese, bem como dos seculares: Oscar Wilde, Honoré de Balzac, Machado de Assis, José de Alencar e Jorge Amado. Independente das idéias dos escritores seculares serem favoráveis, ou contrárias à MORAL cristã, sigo o meu caminho, e sempre que dá vou lendo, este e aquele autor. Não me considero um bom leitor, daqueles que lêem tantos e quantos livros por ano. Não convivo com ninguém que como diariamente em um restaurante. Na MINHA opinião, a comida caseira, é de valor inestimável. Mas considerando que o ouvido prova as palavras tal como o paladar o alimento, vou degustando aqui e ali.
Quanto a cautela com relação a Gondim, ainda considero que é preciso mais tempo para saber onde colocá-lo se entre os pensadores de valor, ou entre os mercenários que são o outro lado da moeda.
A música de João Alexandre – é proibido pensar – traz sólidas advertências sobre o tipo de falso profeta que não consegue se encaixar no esquema – engraçado, ou irônico o fato do autor ter recebido muitas críticas – mas não tenho a liberdade de considerar o obreiro em apreço como um dos tais.
Precisarei ver o conteúdo de seus escritos para saber se continuarei a ler seus livros ou não, mas Pelo estilo literário que ele apresenta, creio que continuará a valer a pena.
setembro 21st, 2008 às21:53
Gosto de ler as reflexoes do pastor Gondim,onde se nota sua profunda cultura.Vejo o totalmente integrado dentro dos princípios bíblicos, jamais o vejo como herético,mas um visionário. A Igreja do amanhã viverá apenas em prol do próximo e uma piedade verdadeira em busca de Deus e seu Cristo. Gosto muito das idéias de Ário e Pelágio que com certeza serão importantes para a igreja no futuro. Sei que os fundamentalista com seu desequilibrio entre graça e livre-arbitrio não gostam de Pelágio, mas suas idéias são nescessárias e válidas hoje.
setembro 23rd, 2008 às5:08
Po este livre pensador além de não se identificar julga e critica
Eu sou pentecostal e infelizmente em muitas assembléias de DEUS ainda notamos a tentativa de ganhar uma pregação no grito ou acordar a igreja no grito.
Ou mesmo a Igreja se sucumbir a qualquer Pr convidado que esta na TV e no seu dia de visita ou Pregação na igreja a mesma lota de maneira incrivel .
Agora muitos questionamentos de base teológica podem ser feitos relacionado ao Pr Ricardo não concordo com eles na minha humilde ignorancia teológica.
Mas com relação a ele julgar ou condenar ou mesmo ser soberbo o irmãozinho acima viajou forte na maionese
Porque com certeza ele nunca escutou o Pr Ricardo ou utilizou uma ou mais informações totalmente forma do contexto original.
Porque jamais ouvi o mesmo a se referir a algum grupo com julgamento ou perseguição mas sim retratar algo que ocorre e ocorre mesmo
Abcs
setembro 24th, 2008 às10:17
Sobre as idéias de Ário e Pelágio e a validade das mesmas para hoje.
Creio na divindade de Cristo pelas mesmas razões que Ambrósio, Santo Agostinho e cia. Quanto as idéias de Pelágio, o máximo que posso concordar é com uma parcela, impossível de se precisar quanto, de liberdade humana. Em parte alguma da Bíblia vejo fundamento para a idéia de que o homem é quem efetua sua salvação (embora reconheça que o Agostinianismo tem na doutrina da predestinação o seu calcanhar de Aquiles).
O mais interessante é que a leitura de É Proibido, nos traz uma idéia de que Gondim é averso às doutrinas que colocam no esforço humano a fonte de sua salvação. No livro orgulho de ser Evangélico, ele traz um artigo em que elogia e critica, ao mesmo tempo, formas de vida cristã baseadas no Calvinismo e no seu oposto. Com tal tentativa podemos antecipar um desejo em, conciliar; realizar síntese entre posições tão diversas. Mas reeditar o Pelagianismo e o ARianismo, é uma afirmação por demais ousada.
abs.
novembro 1st, 2008 às13:04
O pr. Ricardo Gondim é uma referência de “como pensar” em minha vida. Agradeço a Deus pela sua vida, e a todos recomendo os textos do seu site, que são maravilhosos. Parabenizo o René Vasconcelos pelo texto acima.
Abraços
novembro 1st, 2008 às21:51
Ricardo Gondim, pra mim é uma referência quando o assunto é cristianismo sem FIRULAS E SEM MASCARAS, que Deus continue usando a sua vida, (René)para que continue fazendo este belo trabalho. e como diria o Ricardo Gondim:
Soli Deo Gloria
novembro 2nd, 2008 às13:02
Irmãos a Paz Do Senhor Jesus a todos.
Não gosto de cultos e de pregações em que as pessoas são inpedidas de pensar são impedidas de raciocinar e usar o raciocinio que Deus nós deu.Paulo em Romanos 12:1 o nosso culto tem que ser racional,E Jesus diz pra nós sermos prudentes como serpentes.
Gostaria de citar a Biblia e a verdae não é arrogancia ou será que o Apostolo pedro é um arrogante quando fala a verdade 2Pedro 2.1-3
1 No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição.
2 Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade.
3 Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado.
Muita gente vai seguir e imitar esses falsos pregadores da prosperidade e a sua ambição pelo Deus (Mamom que é o dinheiro) Seguém a doutrina de Balaão que se vendeu como profeta.
ninguém vai deixar de sofrer por ser Cristão.
E uma mentira que os pregadores pregam.
E Jesus não vai deixar niguem rico aqui na terra.
Por ser seu seguidor.
Bem disse o Apostolo Paulo veja se Ele e um falso pregador quando diz:
1 Coríntios 15:19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
A esperança não é na terra e sim no céu
Como um falso pregador da prosperidade pode pregar o texto de:
1 tim 6.5 a 8 e discussões sem fim, como costumam fazer as pessoas que perderam o juízo e não têm mais a verdade. Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer.
6 ¶ É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem.
7 O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!
8 Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso.
Paulo chama eles de pregadores sem juizo
Quem nós dias de hoje com a contaminação da rposperidade pode ficar contente apenas tendo comida e roupa. Me responda.
E Pedro diz que esses pregadores gostam de gente nescia (simples que é facil ser manipulada)Tudo e Deus.
2 cor 11.7 Quando anunciei a vocês a boa notícia de Deus, fiz isso completamente de graça. Eu me humilhei para engrandecer vocês. Será que houve algum mal nisso?
Paulo e um pregador que merecia cobrar para levar a mensagem mais a pregação de Paulo nimgém teria dinheiro para pagar porisso ele dava de graça e Deus também fez a mesma coisa quem pode pagar pela sua salvação.
Um pregador que prega que cristão não sofre e um mentiroso.
Porque Deus teve um Filho sem pecado (Jesus)
Mas não teve nenhum que nunca sofreu.
O Pastor Ricardo pode ate parececer arrogante,Mas quando prega a Palavra não engana as pessoas. Prega com a verdade se os que estirem uovindo não tem preguiça de pensar.
Porque uma grande muitidão é sega, e não gosta de pensar, não gosta do ensino da palavra. E da turma dos me engana que eu gosto.
Os que gosta gostam de ser manipulados não gostam da verdade E os fariseus que mataram Jesus porque ele anucia a verdade? Amém.
novembro 28th, 2008 às18:04
Parabêns Pastor Gondim
A igreja muitas vezes não esta preparada para pessoas que prega verdadeiramente a teologia.
não se preocupe.não liga para as críticas, veja o benêficio da palavra pregada na vida das pessoas,pois é para isso que vc prega.não é?
dezembro 20th, 2008 às17:20
Pr Ricardo hoje é conciderado por mim como o defensor do evangélio puro. Sem invencionismo
Oevangélio esta vivendo um momento dificil onde a maioria dos pregadores so querem pregar prosperidade sem compromisso com DEUS.
Evangelio tipo barraca de feira,paque uma e leve duas ,estas pregações não funcionam,porque falam de trasformação,de vida com DEUS.
E pura alto ajuda
9
dezembro 24th, 2008 às13:46
É isso ai…. Pastor Ricardo, Pastor René são homens que não tem medo do cúpula evangélica, dos pregadores que mais gritam do que ensinam, que mais assustam do que atraem, que mais espalham do que ajuntam…
Amo vocês de coração…. Vocês estão de parabéns meus companheiros !
Pr. Clebson Augusto Martins
Ass. de Deus – Jardim Brígida – Ferraz de Vasconcelos
janeiro 10th, 2009 às21:23
Sou de Fortaleza e acompanho o Pr. Ricardo Gondim desde o início da minha fé, ouví muitas de suas pregações em fitas K7 e continuo lhe acompanhando pela internet, êle me lembra o filósofo francês, Voltaire que juntamente com Diderot e os enciclopedistas se tornáram precursores da revolução francesa. Me sinto feliz por ter na minha geração uma pessôa tão distinta com o Pr. Ricardo. Um abraço a todos.
janeiro 10th, 2009 às21:34
O Pr. Ricardo Gondin com sua teologia relacional, resolveu o problema colocado pelo folósofo grego, Epícuro, sobre o preblema do mal, aquela tese que diz: (1) Deus deseja abolir o mal e não pode fazê-lo, ou Deus pode abolir o mal mas não quer fazê-lo.
(2) Se deseja abolir o mal mas não pode fazê-lo, então não tem esse poder.
(3) Se pode abolir o mal mas não quer fazê-lo, então não é bom.
janeiro 12th, 2009 às17:55
Tenho muita admiração pelo Pr Ricardo Gondim, mas duvido, e muito que qualquer teologia resolva o problema do mal. Esta creio que se enquadra naquele grupo de Dt 29. 29.
janeiro 15th, 2009 às19:43
O pastor gondim, é um exemplo de cristão, consegue perceber o evangelho fora de uma religião aproveitadora. um homem simples e que se identifica muito com sua identidade. Um cearense cabra da peste com eu.
fevereiro 4th, 2009 às11:35
Justa homenagem. Vivemos tempo de carência da pregação do evangelho verdadeiro. Ricardo Gondim lembra-me das antigas pregações que abordavam o caráter e o amor de Cristo para com o pecador.
Há de se reiterar o seu modo enfático na luta contra a terrível teologia da prosperidade.
Alguns não gostam de sua mensagem pois são como pássaros presos que só se alimentam daquilo que lhe dão em sua gaiola !!!
Somos livres para pensar, e se necessário for até confrontar e conferir os pontos de vista de qualquer Pastor, inclusive do próprio Pr. Gondim (como os crentes de Beréia fizeram com o Apóstolo Paulo), sendo que este posicionamento é o diferencial da pregação da Betesda, pois quando pensamos podemos chegar a conclusões parecidas com a do pregador ou não. O Cristão precisa aprender isto, orar e agir após pensar, pois necessitamos de oração e vigilância.
Que Deus abencõe a todos.
fevereiro 17th, 2009 às14:55
Existe muitos Homens de Deus na Nossa Nação é que a Maioria não gosta de Aparecer, conheço Pastores que sofrem muito pela causa do Mestre, principalmente em cidades pequenas do Interior do nosso Brasil, alguns chegam a padecer necessidades dependendo da localização, mas pagam o preço para alcançar as Almas para o Senhor.
fevereiro 20th, 2009 às3:52
Graça e paz da parte de Cristo nosso Salvador, quero dize-lo que nós do maranhão, concordamos e compartilhamos a mesma visão. Precisamos alertar os cristãos contra os salteadores e roubadores da verdade do evangelho, que trocam o precioso amor de Deus por miséras bençãos materias e esquecem que a comunhão com Cristo é o segredo da vitoria.
Que Deus continui a derrramar de sua graça sobre ti.
Osculo santo, de seu cooperador Giwautonni
abril 9th, 2009 às13:27
Boa Tarde tive a grande oportunidade de ouvir a palavra com o teologo Ricardo Gondim e começei a me interessar sobre e fui atras saber mais dele porem como sempre fui catolica nao conheço direiirto pois para mim os evangelicos sempre foram pessoas cegamentes religiosas que visam lucrar com isso e não é isso que Jesus Cristo o nosso Salvador espera de nós, mas parece que ele mesmo diz isso, por favor me diga mais sobre o Ricardo Gondim estou verificando tbm o seu site, ´porém gostaria de saber de qual igreja que ele é como faço para ouvir a sua palavra se ele tem programação em rádio, por favor amigos me orientem. Obrigada,Débora
abril 21st, 2009 às21:17
Graças a Deus por pessoas que pensam e refletem sobre nosso Mestre Jesus ,pois hoje em dia nao se prega mais CARATER mas sim O´CARA`TER.$$$
abril 28th, 2009 às15:19
MEU FILHO! A LETRA MATA, E O ESPÍRITO VIVIFICA!
VC ESTÁ TOTALMENTE ERRADO. A BÍBLIA DIZ: TRAZEI TODOS OS DÍZIMOS À CASA DO TESOURO, PARA QUE HAJA MANTIMENTO NA MINHA CASA; E PROVAI-ME NISTO, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, SE EU NÃO VOS ABRIR AS JANELAS DO CÉU E NÃO DERRAMAR SOBRE VÓS BÊNÇÃO SEM MEDIDA. POR VOSSA CAUSA, REPREENDEREI O DEVORADOR, PARA QUE NÃO VOS CONSUMA O FRUTO DA TERRA; A VOSSA VIDE NO CAMPO NÃO SERÁ ESTÉRIL, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS. 3:10.
NÃO DISTORÇA A PALAVRA VARÃO.
MEU MSN: MAGNOJAVE@HOTMAIL.COM
maio 4th, 2009 às9:52
Apesar que eu so tive a oportunidade de ouvir no radio do carro uma pregaçao dele, o achei muito coerente com a biblia, coerencia esta que se esta cada vez mais mais escaça nos meios do neo pentecostalismo, vou ate mais longe, na verdade a Igreja evangelica Brasileira, esta passando por uma paganizaçao sem precedentes, mas Deus ainda tem os seus, como Ricardo Gondim, Caio Fabio, e Paulo Romeiro, Deus abençoe estes homens e aqueles que tb nao conhecemos, mas que fazem o mesmo!!!
site do Caio Fabio, http://www.caiofabio.com,
Paulo Romeiro, http://www.ictrindade.com.br
Fica aqui minha dica, Irmao, visite a igreja do Pr Paulo Romeiro, abraços
maio 7th, 2009 às12:19
quem sou eu para julga sendo um dus menores da casa de meu pai mais o meu irmao e mestre jesus disse que nao veio para apaga a lei mais para culpri alei que meditemos em malaquias 3-10 deus nao e filho do omem para que minta nem filho do omem para que se arrependa deus vela pela sua palavra para que se qoulpra
maio 10th, 2009 às0:50
AS PREGAÇÕES DO PASTOR RICARDO GONDIM INCOMODA MUITO AOS “PASTORES”, POIS ELE PREGA A VERDADE DA BIBLIA E NOS FAZ REFLETIR, ENQUANTO OUTROS PASTORES PREFEREM PREGAR SOBRE AS MÃOS DE DEUS O DEUS QUE SEMPRE TEM QUE DAR ALGUMA COISA, MAIS EM TROCA NÓS TEMOS QUE DAR TAMBEM ALGUMA COI$$$$A, E DE TANTO VENDEREM PROSPERIDADE ACABAM ESQUECENDO DE PREGAR SOBRE A FACE DE DEUS.
maio 10th, 2009 às16:28
bom gostaria de ter o pastor ricardo conosco que pregador, fico maravilhado com suas pregacoes que DEUS abenco o pastor
maio 14th, 2009 às21:58
quero dizer a todos que concorda com ricardo gondim. que nao podemos desistir de apoiar o RG ele e um dos poucos pastores que pregam a verdade..depois que comecei a ouvilo mudei totalmente meus conceitos morais sobre os pregadores mercenarios…que so pensam em tirar aproveito do povo de DEUS…para os que nao apoiam quero deixar a minha dica;A BIBLIA E PRA SE LER E MEDITAR..E NAO PARA LER E PULAR …FIQUEM NA PAZ E QUE DEUS POSSA ABRIR OS SEUS OLHOS……
maio 24th, 2009 às16:29
A paz do Senhor,fui muito edificada atraves das suas pregações e de seus livros,o povo evangélico precisa aprender a ser como JESUS,simples e humilde.
maio 26th, 2009 às13:45
Infelizmente vivemos dias difíceis, onde pensar é algo prejudicial a nossa saúde, o cristianismo está se tranformando a cada dia em várias seitas, tornando-se uma forma rápida de enriquecimento, hoje qualquer um é Pastor, Os canalhas que se auto nomeiam pastores, Bispos, Apóstolos visando apenas o próprio bolso. Deixamos que nossos púlpitos fossem invadidos por homens sem escrúpulos, que tem apenas um interesse roubar a igreja de Cristo, homens e mulheres dos quais tenho vergonha. Precisamos acordar para o verdadeiro ensino das Sagradas Escrituras, pois caso contrário continuaremos a mercê de homens que se dizem de Deus e não são. Deixo aqui meu apreço ao Pr. Ricardo Gondim que até hoje não vendeu a sua fé como grande parte da liderança cristã tem feito.
Soli Deo Glória
junho 18th, 2009 às23:34
O documento que estar fazendo os evangelicos – protestantes – verem que os católicos estão certos e que eles, os protestantes, estão errados. Que nos somos os verdadeiros cristão e eles, os evangelicos, os usurpadores do cristianismo:
DEUS É IDOLATRA?
Não! Então, porque mandou que Moisés fizesse a imagem de uma serpente de bronze?
“Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida”. (Números 21, 4-9).
“Como Moisés levantou a serpente no deserto. Assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todos que nele crer tenha a vida eterna”. (João 3, 14-21).
Obs: Quem usa uma cruz vazia, sem Jesus Cristo nela, comete o erro de se negar a olhar para aquele a quem as Sagradas Escrituras falou que seria levantado, como o foi a serpente no deserto que todos olhavam para ser curado da mordida de cobra – picada – Olhe para Jesus na cruz, como os hebreus olhavam para a serpente de bronze que Moisés fez e fixou-a sobre o poste. Porque, a cruz vazia é apenas um instrumento de morte. Já a cruz com Jesus Cristo nela: é símbolo de nossa salvação. Pois, também está escrito: “Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que estão sendo salvos, para nós, ela é poder de Deus. Pois, está escrito; eu destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes”. (I Coríntios 1, 18-20).
E mais tema dizer a bíblia, para maior entendimento da palavra de Deus?
“Nós, porém, pregamos um Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos, mas para os que são chamados, tanto judeus quanto gregos, ele é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”. (I coríntios 1, 23-24).
E para dissipar toda e, qualquer duvida a respeito da cruz de Jesus Cristo a bíblia declara?
“Eu, por mim, nunca vou querer outro titulo de gloria que não seja a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, por ela, o mundo está crucificado para mim, como eu para o mundo”. (Gálatas 6, 14).
Vemos claramente, na passagem do livro de Gálatas, que não pode haver outro titulo de gloria para aquele que segue a Jesus, que a cruz onde ele pode ser visto, como era vista a serpente de bronze, pelos hebreus.
Os irmãos protestantes – que no Brasil são conhecido como, evangélicos – devem também lembrar que Deus mando que Moisés fizesse a imagem de dois anjos – querubins – para serem postas sobre a Arca da Aliança, onde estavam guardados Dez Mandamentos da Lei de Deus, como pode ser lido em Êxodos 25, 18. E, mais uma vez volto a perguntar? Deus é idolatra, por ter ordenado que Moisés fizesse a imagem de uma serpente para curar os hebreus da picada de cobras e por ter mandado que ele fizesse a imagem de dois querubins para serem colocadas sobre a Arca da Aliança? Por certo que não! Pois, quando Deus falou para o povo hebreu que não adorasse a ídolos e não fizesse para si, imagens deles, estava se referindo unicamente aos falsos deuses do Egito. Tanto é verdade que ele advertiu ao povo, avisado para que eles não construíssem para si, imagem daquilo que estava nas nuvens do céu – uma clara referencia aos desuses do Egito, em forma de pássaros – que não fizesse para si, imagens das coisas que caminhavam sobre a terra – os deuses do Egito em forma de cabras, bois, gatos e outros mais – que não fizessem para si, imagens das coisas que se moviam nas águas dos mares – os desuses do Egito em forma de crocodilo, de hipopótamo e outras coisas mais. Os falsos deuses do Egito, que vocês poderão ver, nas fotos abaixo:
“Não farás para ti ídolos ou coisas alguma que tenha a forma de algo que se encontre no alto do céu…”. (êxodo 20, 4):
O íbis é uma ave pernalta de bico longo e recurvado. Existe uma espécie negra e outra de plumagem castanha com reflexos dourados, mas era o íbis branco, ou íbis sagrado, que era considerado pelos egípcios como encarnação do deus Thoth.
O deus nacional do Egito, o maior de todos os deuses, criador do universo e fonte de toda a vida, era o Sol, objeto de adoração em qualquer lugar. A sede de seu culto ficava em Heliópolis (On em egípcio), o mais antigo e próspero centro comercial do Baixo Egito. O deus-Sol é retratado pela arte egípcia sob muitas formas e denominações. Seu nome mais comum é Rá e podia ser representado por um falcão.
“…embaixo na terra…”. (Êxodo 20, 4):
Boi sagrado que os antigos egípcios consideravam como a expressão mais completa da divindade sob a forma animal e que encarnava, ao mesmo tempo, os deuses Osíris e Ptá. O culto do boi Ápis, em Mênfis, existia desde a I dinastia pelo menos. Também em Heliópolis e Hermópolis este animal era venerado desde tempos remotos. Antiga divindade agrária simbolizava a força vital da natureza e sua força geradora.
Uma gata ou uma mulher com cabeça de gata simbolizava a deusa Bastet e representava os poderes benéficos do Sol. Seu centro de culto era Bubástis, cujo nome em egípcio – Per Bast – significa a casa de Bastet. Em seu templo naquela cidade a deusa-gata era adorada desde o Antigo Império e suas efígies eram bastante numerosas, existindo, hoje, muitos exemplares delas pelo mundo. Quando os reis líbios da XXII dinastia fizeram de Bubástis sua capital, por volta de 944 a.C., o culto da deusa tornou-se particularmente desenvolvido.
“…ou nas águas debaixo da terra.”. (Ê xodó 20, 4):
Um crocodilo ou um homem com cabeça de crocodilo representava o deus Sebek, uma divindade aliada do implacável deus Seth. Seu centro de culto era Crocodilópolis, na região do Faium, onde o animal era protegido, nutrido e domesticado. Um homem ferido ou morto por um crocodilo era considerado privilegiado. A adoração desse animal foi, sobretudo importante durante o Médio Império.
Tueris era a deusa-hipopótamo que protegia as mulheres grávidas e os nascimentos. Ela assegurava fertilidade e partos sem perigo. Adorada em Tebas, é representada em inúmeras estátuas e estatuetas sob os traços de um hipopótamo fêmea erguido, com patas de leão, de mamas pendentes e costas terminadas por uma espécie de cauda de crocodilo. Além de amparar as crianças, Tueris também protegia qualquer pessoa de más influências durante o sono.
E, para que não haja mesmo qualquer dúvida de que Deus se referia aos falsos deuses do Egito, ao pedir que o povo não praticasse idolatria, apresentamos um trecho do livro de Josué, que foi quem substitui Moises, após a sua morte:
“Agora, pois, temei o Senhor e o servi-o com inteligência e fidelidade. Afastai os deuses aos quais vossos pais serviram do outro lado do rio e no Egito, e servi ao Senhor”. (Josué 24, 14”.
E para termos mais certeza de que Deus realmente falava dos falsos deuses do Egito, vejamos o que também fala, 8, 8-9-10:
“Filho do homem, disse-me ele, fura a muralha “ quando a furei, divisei uma porta. “Aproxima-te, diz ele, e contempla as horríveis abominações a que se entregam aqui”. Fui até ali para olhar: enxerguei aí toda espécie de imagens de répteis e animais imundos e, pinturas em volta da parede, todos os ídolos da casa de Israel”.
Como podemos verificar, nessa passagem bíblica? Os sacerdotes estavam a adorar os falsos deuses em forma de répteis e animais, que Deus havia proibido que fossem adorados. Tanto é, que Deus enviou o castigo e destruiu os sacerdotes e os que praticavam aquela adoração abominável.
Por sempre fazer livre interpretação das Sagradas Escrituras, os protestantes – evangélicos – sempre cometem erros abomináveis, grotescos e perigosos, contra o Evangelho de Cristo. Errais, não compreendendo as escrituras, nem o poder de Deus”. (Mateus 22, 29).
“Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento – verdadeiros idolatras – terá herança no Reino de Cristo e de Deus.”. (Efésios 5, 5).
Obs. Dissoluto significa: devasso, corrupto e libertino.
O VINHO
Os protestantes – evangélicos – costumam afirmar que é proibido beber vinho, e correm dele, como o diabo, da cruz. Será que eles, os protestantes, nunca leram que Jesus bebia vinho? E que o seu primeiro milagre foi transformar água em vinho? E que na Santa Ceia, Jesus Usou vinho? Não venham me dizer agora, os protestantes – evangélicos – que não sabia dessas coisas. E que, não era do seu conhecimento que o vinho do tempo de Cristo embriagava, tal qual o vinho de hoje. Pois, como eles devem saber – se realmente se deram ao trabalho de ler a bíblia: – que Noé se embriagou, que Lot foi embriagado por suas duas filhas, que queriam engravidar dele, para deixar descendência sobre a terra, que Davi se embriagou e o próprio Jesus foi chamado de beberrão. Se Jesus aprovava o vinho e o bebia, porque então tem quem o chame de PROIBIDO? Porque você está proibido de beber vinho, se Jesus o bebia e a palavra de Deus diz que é proibido proibir?
“Se em Cristo estais mortos aos princípios deste mundo, por que ainda voz deixais impor proibições, como se vivêsseis no mundo? Não pegues,! Não toqueis! Proibições estas que se tornam perniciosas pelo uso que dela se faz, e que não passam de normas e doutrinas humanas. Elas podem sem dúvida, dar a impressão de sabedoria enquanto exibem cultos voluntários, de humildade e austeridade corporal. Mas não tem nenhum valor, e só servem para satisfazer a carne”. (Colossenses 2, 20).
Jesus na Santa Ceia tomou vinho. ( I Coríntios 11, 23-26).
O primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho. (João 2, 1-12).
Como pudemos ver: na época de Noé e de Jesus, como até aos dias de hoje, o vinho sempre embriagou.
“Noé, que era agricultor, plantou uma vinha. Tendo bebido vinho, embriagou-se”. (Gêneses 9, 20).
“Não continue a beber só água, mas toma também um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes indisposições”. (I Timóteo 5, 23).
Uma recomendação bíblica que não pode ser deixada de lado, por se achar que é proibido beber vinho.
JESUS TEVE IRMÃOS?
É comum, entre os protestantes – evangélicos – afirmar que Jesus Cristo teve irmãos de sangue. Porém, Em nenhuma parte da bíblia se encontra escrito que Maria e José tiveram filhos – visto que Jesus era filho legitimo de Maria, mas, filho adotivo de José, pois fora concebido pelo Espírito Santo, pois não nasceu de homem – Em defesa da verdade e das Sagradas Escrituras, vamos mais uma vez usar a palavra de Deus, para mostrar que os apóstolos e os demais que seguiam a Jesus, jamais foram seus irmãos de sangue. Começaremos pelo apostolo Tiago, que os protestantes – evangélicos – e outros, teimam em afirmar ser irmão de sangue de Jesus:
“Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estava numa barca, consertando as redes”. (Marcos 1, 14-20).
Como pudemos ver, através dos textos bíblicos: Os apóstolos Tiago e João eram irmãos e filhos de Zebedeu. Portanto, eles jamais poderiam ser filhos de Maria e de José.
“Tu és Simão, filho de João, será chamado de Cefas (que quer dizer pedra)¨. (João 1,42)”.
Se a bíblia é clara quando afirma que os apóstolos Tiago e João têm como pai, Zebedeu e o apostolo Pedro, tem como pai, a João, se torna impossível que eles sejam irmãos de sangue de Jesus. E quem assim acredita e prega, estará contradizendo as Sagradas Escrituras, a bíblia. Mas então, porque Jesus falou que eles eram seus irmãos? Lendo Hebreus 2, 10-13, podermos descobrir o porque dele ter falado isto:
“Aquele para quem e por quem todas as coisas existem, desejando conduzir à gloria numerosos filhos, deliberou elevar à perfeição, pelo sofrimento, o autor da salvação deles, para que santificador e santificados formem um só todo. Por isso Jesus não hesita em chamá-los de irmãos, dizendo: anunciarei teu nome a meus irmãos no meio da assembléia cantarei os teus louvores”. (Salmo 21,23).
E outra vez: “Quanto a mim, ponho nela a minha confiança”. (Isaias 8,17). E: “Eis-me aqui, eu e os filhos que Deus me deu”. (Isaias 8, 18).
O ARREBATAMENTO
Os protestantes – evangélicos – costumam pregar que o arrebatamento acontecerá antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, o que é um engano, mais um ensinamento protestante, que não consta das Sagradas Escrituras. Vejamos o que diz a bíblia, a respeito do arrebatamento e como e, quando ele se dará:
“Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Se, com efeito, nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também, aqueles que morreram, Deus, por causa deste Jesus, com Jesus os reunirá. Eis o que dizemos, segundo uma palavra do Senhor: nós os vivos, que houvermos ficado até a vinda do Senhor, não precederemos de modo nenhum os que morreram. Porque o Senhor em pessoa, ao sinal dado, à voz do arcanjo e ao toque da trombeta de Deus, descerá do céu: então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; em seguida nós, os vivos que tivermos ficado, seremos arrebatados com eles sobre as nuvens, ao encontro do Senhor, nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, confortais-vos uns aos outros com este ensinamento.” (I Tessalonicenses 4, 13-18).
junho 21st, 2009 às12:00
aMIGOS SOU MEMBRO DA ADNA E FUI MUITO TEMPO DA ADBELEM.
ACOMPANHO TODOS DIAS PELA MANHÃ O BISPO MACEDO,ATUALMENTE ELE ESTA FALANDO SOBRE NOVO NASCIMENTO,TRANSFORMAÇÃO DE VIDA , CONVERSÃO,MUDANÇA DE VIDA ETC…
LÁ SE ENSINA QUE O IMPORTANTE É VC TER O ABENÇOADOR PORQUE SE NÃO ASSIM ACONTECER,VC PODE ATÉ RECEBER A BENÇÃO PELA FÉ MAS,PERDERÁ A BENÇÃO.
jÁ LI VARIOS LIVROS DELE,DO RR SOARES,KENETY E OUTROS DA MESMA LINHAGEM DE PENSAMENTOS E NÃO VI NENHUMA DIFERENÇA A NÃO SER NAS SUAS LITURGIAS.
pRA SE COMENTAR É´PRESISO TER PRUFUNDO CONHECIMENTO,CUIDADO
junho 22nd, 2009 às14:56
Gosto muito do pr. Gondim, um dos poucos a jogar sal na ferida aberta da igreja evangélica emergente e apóstata. O único problema é o fato dele relativizar Deus, tentando encontrar explicações onde não podem ser encontradas. Gosto dele e do Caio Fábio justamente por não esconderem que são humanos, demasiados humanos, porém acho o pr. um tanto quanto angustiado, com um tipo de fé claudicante que estacionou à meio caminho do topo, sem cair para as fraldas da montanha mas também sem forças para atingir o cume.
julho 12th, 2009 às15:57
A verdade deve ser pregada, pois para isso é que Deus levanta homens como Ricardo Gondim, verdadeiro profeta nesta nação, que o Espírito Santo levante outros como esse. Penso que é necessário uma nova reforma na igreja brasileira, principalmente quanto a santidade, volta para palavra de Deus e avanço missionário. É tempo de fazermos a diferença no que diz respeito ao caráter e vida. Que Deus nos ajude.
julho 16th, 2009 às12:33
Enoch, o mesmo Deus que mandou MOisés fazer uma serpente no deserto, ordenou-lhe que exterminasse amaleque, vc faria desta ordem uma regra específica para nós tal como vc fez com a orientação de que Moisés construísse uma serpente de bronze no deserto? CLARO QUE NÃÃÃÃÃÃOOOOO! Dah!!!!
julho 18th, 2009 às17:31
Parabens a Jacqueline, ao Maruricio e Marcelo. Quanta sensatez e cultura. Sou casada com judeu e concordo com Jacquline quanto ao Nazismo ser relacionado e difundido apenas contra o povo judeu, esquecendo-se dos russos, negros, mormons, cristãos, portadores de deficiência e tantos outros que sequer foram lembrados nesta querra malíguina, onde tantas vidas foram ceifadas.Às vezes penso que muita gente lucrou e ainda ganha milhões difundindo a história de um povo só, que verdadeiramente sofreu com isto, promovendo até mesmo um anti semitismo atual, pois até hoje os judeus se sentem perseguidos, e digo isso pois estou no meio.
Abraços a todos
julho 18th, 2009 às18:25
Desculpe-me, postei errado. Deveria estar nos comentários de “Entendendo melhor Hitler, o nazismo e o holocausto”.
julho 23rd, 2009 às11:56
Quando Aparece Homens como Pr.Ricardo Godim,Bispo Ermeson Viana(talvez você não conheça) é uma resposta de verdadeiros corações sinceros a Deus Ou até um grito de Socorro,contra este despropósito tão grande em nome do evangelho,onde pessoas simples,e manipulaveis são enganadas por pretestos pastores,bispos,apostolos e Etc… Cujo unico objetivo é promover a sua propria denominação e não o REINO DE DEUS!. Que Deus tenha Misericordisa De Nos E do povo Brasileiro,levantando homens e mulheres que preguem a verdade com equilíbrio doa a quem doer.
julho 23rd, 2009 às11:58
Quando Aparece Homens como Pr.Ricardo Godim,Bispo Ermeson Viana(talvez você não conheça) é uma resposta de verdadeiros corações sinceros a Deus Ou até um grito de Socorro,contra este despropósito tão grande em nome do evangelho,onde pessoas simples,e manipulaveis são enganadas por pretestos pastores,bispos,apostolos e Etc… Cujo unico objetivo é promover a sua propria denominação e não o REINO DE DEUS!. Que Deus tenha Misericordisa De Nos E do povo Brasileiro,levantando homens e mulheres que preguem a verdade com equilíbrio e Amor “doa a quem doer”.
julho 24th, 2009 às16:58
Graça e Paz. São muitas as opiniões a favor e contra o amado pastor, no entanto, todos se esqueçem que o que ele prega é que todos os, verdadeiramente, convertidos devem ser transpormados por esta fé em novas pessoas, dignas de se apresentarem como postulantes à condição de cidadão do Reino de Deus, nada mais do que isso, a vida, aqui, tambem,neste século, prometida por Jesus. Uma mudança no agir e questionamentos no pensar já que somos pecadores, temos duvidas e sofremos por causa delas. Não é fraqueza é humanidade. E com todas estas dificuldades caminhamos rumo ao alvo que é Jesus e a salvação prometida.
julho 24th, 2009 às19:25
O PR Ricardo Gondim,tem sido uma voz de lucidez em meio a tantas distorçoes da Palavra, vivemos em tempos que a avaliaçao de uma pessoa abençoada significa simplesmente ter um bom emprego,carro do ano,saude etc.
Precisamos de pastores assim como o Ricardo, ouço suas mensagens e tenho ido a Betesda falo com satisfaçao que vidas tem sido transformadas ali, pelo poder regenerador da PALAVRA DE DEUS.
julho 25th, 2009 às19:56
pastor eu tenho acompanhado suas pregações no radio.Amo suas pregações , eu tenho certeza qhe vc tem defeitos como eu tenho , não necessariamente os mesmos mais tem.Gosto da sua franqueza na palavra e sei que as pessoas se escondem atraz de suas mascaras , e quando elas são reveladas , não importa quem as revele sera sempre um erege , até Jesus é para muitos um erege o mais triste uma boa parte evangelico.Deus tem usado vc para falar comigo , e isso tem me ajudado a vencer minhas batalhas pessoais , sou muito sozinho , não tenho amigos , à não ser Jesus . Só Ele me entende .Ja fui Pastor , tenho chamado desde criança ,sou evangelico a trinta anos .Tive problemas com meu ultimo lider , porque eles perderam o alvo e os membros não passavam de uma fonte de renda .Continui seu trabalho não mudi por causa de ninguem porque as pessoas não mudam por sua causa.Tenho falhas que me envergonham mas eu estou vencendo , e Deus creio eu tem te usado para falar comigo.que a paz do Senhor Jesus habite sempre em vc , de um ,colega e um adimirador consiente
julho 25th, 2009 às22:49
Concordo plenamente com o rumo que a Igreja de fato tem tomado; é a mesma arma de satanás: dinheiro e poder e um monte de profissionais da fé, e Igreja um negócio de família.
Mas uma pergunta é verdade de Ricardo Gondin se tornou liberal? e não acredita que Jesus ressucitou litealmente ? ou seja, tudo que é sobrenatural não passa de mito religioso; pois é isso que tenho ouvido em muitos meios.
Pois uma coisa é certa o dia que eu deixar de crer no sobrenatural deixarei de ser cristão; estamos nos tornando gradativamente católicos, a diferença é praticamente nenhuma, tirou a batina e os santos é uma cópia fiel, maranata pois a coisa tá feia!
agosto 25th, 2009 às11:27
todo debate é positivo.as falsa doutrinas estão dominando as igrejas.no desejo de contesta-las,muita gente boa está tentando diminuir o poder de DEUS.tudo é possível ao que crer.o mais ignorante dos homens ao crer,produzira um milagre.
agosto 28th, 2009 às17:48
Queridos, na minha modesta opinião, existem alguns pregadores da Palavra de Deus, que realmente se preocupam em passar aquilo que o Senhor Jesus ensinou ao longo das Sagradas Escrituras. O Pastor Ricardo Gondim, certamente é um desses e para mim, o mais simples, sem ser simplista, o mais completo sem ser complicado, por isso quero dizer a voces que criticam pregadores que realmente levam a verdade do evangelho as pessoas, que homens como Ricardo Gondim, Paulo Romeiro e outros, ministram em suas igrejas a verdade. Antes de criticar, ouça, procure conhecer e entender as pregações e aí sim, terá parametros para criticas ou elogios.
agosto 31st, 2009 às16:34
È por isso que a Teologia esta tão fraca como esta, me aborreço em acessar um site de “Papo Teólogo” e o que vejo é um monte de bajuladores
quando tiver Teologizando de verdade me chamem por favor…
Pensei quem iria contar para os pensadores de minha cidade:
Estou acesando o Papo de Teólogo
Seria uma vergonha isto aqui é ridículo
setembro 23rd, 2009 às16:56
Eu amo o Pastor Gondim !!!! A sua sensibilidade, sua humanidade, a forma cristalina de expor a palavra de Deus, são valores quase não encontrados mais entre os pastores, que parecem vitrolas quebradas, repetindo jargões batidos, e não trazem nada de novo para saciar o povo que esta com sede de Deus, mas só tem recebido agua amarga por ai..
Ricardo Gondim, amo você, és uma benção de Deus em minha familia.
Defendo com muita alegria o gondim, pois ele é o tipo de pensador cristão que precisamos ouvir.
outubro 14th, 2009 às13:29
SRS. A PAZ DO SENHOR
o que acontece, é que muitos tem inveja do Pr. ricardo Gondim, por nao terem o mesmo preparo que ele. Acho um absurdo o que temos escutado em nossas igrejas, que viraram instituições de auto-ajuda. Mensagens ralas e auto motivadoras. O povo infelizemente vai atrás desses pregadores pirotécnicos e nao querem aprender com a palavra. Querem escutar palavras que os agradem. No meio de tudo isso, está o Pr. Ricardo Gondim, na contra-mão de tudo isso, natural que seja execrado, a igonrancia rende dividendos aos Srs lideres que nao se cansam de sua furia arrecadatória, tendo como alvo os incautos que nao parenderam a questionar nada, aceitando tudo, como se fosse “o próprio Deus falando”.
Pastor Ricardo, tem em mim um admirador, e oro pra que o sr continue assi, nao se rendendo a esses.
Deus te abençoe
outubro 14th, 2009 às23:20
Gosto de ler esses comentários. Mas definitivamente. Para qualquer individuo cristão o caminho é o mesmo > JESUS; a palavra é a mesma > A BIBLIA SAGRADA.(Não a da torre de Vigia, modificada) (Não a biblia complementar do anjo moroni)e o trabalho convicente é do incansável ESPIRITO SANTO agora a igreja para congregar é a que aceita o padrão biblico.Conhecer as escrituras é dever absoluto do cristão. Pelo amor de Deus de que mais eu preciso?????????. um cabra do mato, crente, que tem essas qualidades, precisa de rg ou de outro parecido…. voces estão á milhas distante da simplicidade do evangelho.De que vale tantas palavras, teologia, formações de opiniões chulas, sem nexo,A BIBLIA TEM TUDO QUE O HOMEM NECESSITA PARA SER SALVO, SE ELE QUISER SABER, O ESPIRITO SANTO ENSINA TUDINHO E O DEIXA APTO PARA O CÉU.
outubro 22nd, 2009 às12:56
Graças dou ao meu Deus por este comentário, pois “pior que o grito dos maus é o silêncio dos bons”. O que temos visto neste país são pessoas que se dizem ungidas e pregadores fazendo do evangelho de Cristo uma mercadoria, são verdadeiros “profetas profissionais” que enganan aqueles que querem ser enganados. Ainda bem que Deus tem levantado homens como o Pr. Ricardo Gondim para denuncaiar toda esta corrupção. Hereges são estes que nunca souberam o que é ser pastor, e ficam enganando o povo com discursos fracos, porém maliciosos.
outubro 28th, 2009 às19:09
Devemos ao Pastor Ricardo a iniciativa de colocarmos os pés no chão e a partir daí repensarmos oq ue foi ensinado pra nós.Todo discurso tem um propósito, e todo propósito tem um objetivo. A igreja esta decadente, com essa teologia da prosperidade,com respostas prontas, dogmas impostos por goela abaixo e que a pretexto de ser “pecado” não devem ser mexidos. Enquanto isso alguns pastores enriquecem,compram casas de praia,jatinhos,tem uma vida facilitada pelo poder e dinheiro,tem transito livre na politica porque os politicos enchergam um nov curral eleitoral. Senhores, nao sabemos onde esta toda a verdade, existem coisa que so o tempo revelara.A biblia não esta errada, concordo plenamente com ela, mas a teologia que surgiu dela ate hoje pode e deve ser repensada,pois sendo uma produção humana está sujeita a erros. A verdade liberta, do medo, da hipocrisia, da prisão do pecado, da ignorancia. Precisamos e devemos mudar o mundo em que vivemos, mas como? Ensinando que as decisoes que tomamos influenciam em tudo. Precisamos ter igrejas engajadas no trabalho social, ensinando profissoes. Nosso estudo ate pouco tempo era baseado no metodo dos jesuitas. Precisamos estudar historia pra entender o porque cehgamos ate aqui e porque a nossa sociedade é do jeito que é. Não vai ser Deus que irá descer do céu e vai fazer isso pra nós. è o seu povo aqui na terra que tem esse dever. gaussnrarrobagmailpontocom
outubro 28th, 2009 às19:23
Queridos,entendam uma coisa,a teologia oficial ensina que devemos ter a esperança,porque se sofremos aqui,seremos felizes la,se somos pobres aqui,la andaremos em ruas de ouro,se somos humilhados pelos senhores do mundo aqui,la seremos exaltados.Mas entendam,isso é a oficial. enquanto isso a miséria,a injustiça,as mazelas humanas continuam a crescer. Foi num contexto assim, de uma sociedade injusta que Deus tocou os profetas de Israel, pra denunciar essas injustiças, enquanto o rei e os sacerdotes estavam tendo uma vida sem problemas, o povo estava vivendo em miséria, trocados por um par de sapato, tendo suas terras roubadas por causa de dividas.Por isso nos dias de hoje, pessoas querem que continuemos a pensar assim, “que Deus um dia vai resolver”. Somos nós que lemos a Bíblia que temos que resolver, nao virá um anjo aqui pra resolver isso.Muitos líderes querem que não questionemos isso, não tem interesse em mudar as coisas. Já pensou,você ganha R$ 1000,00 por mês, “devolve” R$ 100,00 de dizimo, da oferta, contribui para uma festa com alimentos, paga pra comer na festa que você doou alimentos,doa material de construção. E você fica rico? Nao fica, e o objetivo não é ficar mesmo, não devemos fazer isso comessa intenção. Mas ai o pastor de algumas igrejas ganha 4 vezes mais que você,não paga agua,luz,telefone,gasolina porque a igreja paga (você paga), ai ele prega sobre dizimo, mas ele mesmo não da, porque se você somar a agua/luz/aluguel/telefone/gasolina, tudo é dinheiro que ele recebe. E ainda dizem que isso é justo? Não é mesmo. è reflexo da nossa sociedade porque os politicos corruptos tambem fazem o mesmo.É a membrezia da igreja que tem que mudar isso. somos nós. gaussnrarrobagmailpontocom
outubro 29th, 2009 às13:19
Pastor Ricardo Gondin o que tenho a escrever diante de tantos elogios verdadeiros é que, as pessoas que vão contra o senhor são pessoas que não aceitam o verdadeiro evangelho, jamais deixei de orar por o senhor e nossa queridíssima irmã Gerusa, pois Deus através de vocês tem feito à diferença, fico honrada e fazer parte do corpo da Betesta.
Que Deus possa continuar agindo em sua vida até a consumação dos dias.
Fica com Deus
Mara
novembro 27th, 2009 às20:46
Boa noite!Paz Do Senhor a todos,tenho o previlégio de morar perto da igreja betesda e conheço o pastor Ricardo Gondim pessoalmento é uma pessoa muito agradavél tanto ele como sua esposa,suas ministrações tem ajudado muitas pessoas a se libertarem da religiosidade cristã,o que me admirae outros pastores por conhecerem a palavra de Deus criticarem não só ele como outros pastores ,se algum dia tomarmos vergonha na cara e pararmos de brigarmos e competirmos entre nós ,facilmente acabaremos com uma grande parte da diferença social,construiremos muitas casas de recuperações para dependentes quimicos,tiraremos os mendigos das ruas e com vários profissionais psicologos,médicos,cabeleleiros,assistentes sociais,enfermeiros enfim todos esses cristões convertidos faremos a grande diferença,se a igreja cristã fosse convertida de verdade era para nós termos um canal de televisão igual a uma certa que mudou o foco, para competir audiencia com a prim,prim,teriamos uma rádio de primeira linha para divulgação da palavra de Deus,teriamos politicos cristãos como Jose do egito,e Daniel,seriamos parecidos com Jesus quando disse o maior mandamento é amar a Deus acima de tudo e proximo como a ti mesmo ou aquele texto tive fome,sede,frio,doente,nú,etc…sem dizer nesse pessoal que só lucra com louvor vai cantar em praça publica,vai louvar em hospitais e vc verá o verdadeiro louvor curar os doentes da alma e da carne,a seara é grande poucos os seifeiros,sem dizer da multiplicação do pão e peixe que assistencia social das igrejas estariam sem espaço esse é um dos sinsis que fariamosd maior que Jesus fez pois ele sendo´só alimentou mais de 5,000 imagine nós cada um levando alimento Jesus deixou a palavra mais ninguem quer interpretar do modo que agrada a Deus mais sim assim próprio,acorda igreja não quero dar uma de moralista mais o que aprendo com as mensagens do pastor Ricardo e meu Pastor Luis Blota COMUNIDADE DA GRAÇa DE S.B.C E POR AI~são homens de Deus comprometidos com a palavra e levam o evangelho a sério meu email é marcshello@yahoo.com.br sou apenas uma voz que clama no deserto mais creio que como eu, há varios e que deixaram seu pensamento aqui,desculpe a minha itenção é apenas nos unirmos na graça e no conhecimento que Deus tenha misericordia da susa igreja quando voltar ele achará fé na terra?
novembro 29th, 2009 às2:05
O Pr. Ricardo Gondim, é sem dúvida uma grande referencia crista de nossa época. Ouço suas mensagens e entendo a preocupação que em desenvolver entre os cristaos maturidade bíblica. Todavia, acredito que muito sobre Deus, Igreja, Espírito Santo e até sobre Cristo ainda não nos foi desvendado. Quem acreditaria há dez anos que o movimento protestante entraria juntamente com as outras religioes no século XXI? Diante disso, acredito que devemos honrar homens com Gondim, mas, sem detrimento de outros. Se Lutero foi o grande expoente da Reforma, também, tivemos Zwinglio, Knox e até o católico Erasmo, diga-se de passagem nao foi convertido por Lutero.Neste século novo que se manifesta, acredito que a igreja deveria juntamente com sua liderança se preocupar que nunca tivemos tanto avanço em ciencia, tecnologia e comunicaçao. É melhor Spurgeon dialogando com Moody, Wesley celebrando Wittefield,do que conflitos teologicos, ministeriiais que só trazem tristezas, Glória Deus pela vida do Pr. Ricardo que nao pula, nao salta e prega com sistematica biblica, entretanto, glorifico a Deus pelo grande pregadores saltadores, homens e mulheres com dons de profecia, que falam em línguas denominadas estranhas que estabeleceram o rumo da igreja no século XX. Temos que conhecer melhor as pessoas, para podermos realizarmos constataçoes e deduçoes, nao deixarmos a doutrina que a doutrina se torne raiz sem frutos. Busquemos conciliar uma busca por seres humanos que habitam nosso templos que independente de seus gritos, saltos e performance acrobática contribuíram pela causa do reino. É tempo de admirarmos melhor o que a igreja tem de melhor. ao contrário de sairmos atirndo pra todos os lados apresento movimentos que nem connhecemos como espúrios. Tive o prazer de conviver com pessoas que nunca ficaram na mídia, todavia, eram íntimos de Deus e conhecedores de grande mistérios biblicos de vida cristã profunda, que pulavam, saltavam e corriam quando estavam sob a direçao divina e por meio suas vidas, igrejas e comunidades foram estabelicidas. é engraçado saber que agostinho, um dos maiores teologos do cristianismo, foi praticamente influenciado por Ambrosio, que se convertera adulto, em um conflito sobre arianismo e trinitarianismo.
novembro 29th, 2009 às19:51
Meu irmão,
Respeitando a sua homenagem ao pr Gondim ( embora conservo-me o direito de pensar que aqueles que o consideram herege tenha esse direito, assim como você de pensar o contrário, gostaria apenas de salientar que o pr Ricardo Gondim não é filósofo:É? Filosofia é outra coisa. Ser um filósofo é algo que se discute até mesmo na filosofia. Digo como alguém que conhece a temática, mas que, apesar de toda essa discussão “filosófica”, ama muito mais a Palavra de Deus.
Paz.
novembro 30th, 2009 às19:40
ricardo goldin parabens,acabei de ouvir a sua pregaçao de hoje, todos os dias me sinto previlegiado por Deus por usar sua vida para nos abencoar com suas mensagems,tem ajudado muito a crescer e dividir com outros irmaos,(romanos 10-17 )
dezembro 8th, 2009 às18:21
Sobre o escrito de Marcilio Leão.
Que clareza! Se Ricardo Gondim aprecia pensadores cristãos de verdade, dê a mão ao comentarista.Não restam dúvidas de que um pastor não transfere para as ovelhas as suas “ansiedades”, “dúvidas” quanto ao caminho. Tem de falar da Palavra salvadora da alma, antes da “palavra crítica” ou da “palavra ecumênica” ou da “palavra social”. Vai a Jesus, homem! Lembra-te da primeiras obras e deixa as vãs filosofias!
dezembro 9th, 2009 às18:33
Olá a todos…
Quanto ao que foi comentado por alguns sobre o comércio evangélico, posso dizer que todo o material das livrarias, livros, CDs, DVDs, etc, são facilmente encontrados na internet gratuitamente.
Quanto a questão de direitos autorais, vale uma ssó regra:
1- Se o conteúdo tratar-se de Deus e/ou de Sua Palavra, homem algum pode cobrar um tostão por tal.
O resto é balela capitalista! E, quando naum muito hipocrisia de advogados do diabo.
dezembro 11th, 2009 às13:22
tenho ouvido algumas pregações do pastor ricardo gondim, confesso que fico feliz de saber que ainda há homens idoneos para pregar a palavra de deus; os tempos são dificeis e até eu já me deixei levar por esses movimentos de prosperidade, mas isso com certeza é por causa da minha propria ignorãncia, sou e tenho sido confrontado com suas pregações, elas tem me despertado para uma vida de amor e fé verdadeiros.
que DEUS o continue a achar nele um coração integro.
dezembro 12th, 2009 às23:54
ricardo gondim que ele somente ele jesus cristo de nazare te abençoe te fortaleça sobre todas as acusaçoes que te fazem pois todos eles estâo de baixo do Deus verdadeiro que pregas um abraço
dezembro 21st, 2009 às22:26
Confeço que ainda estou na igreja por causa de ereges como o pastor Ricardo gondin.Percebo nele não só uma grande profundidade teológica mas uma honestidade rara no meio de tanta hipocrisia religiosa.
dezembro 30th, 2009 às13:00
Pastor Ricardo, agradeço todos os dias a Deus por sua vida. Sou um admirador de seus pensamentos e inquietações. Suas pregações, textos, livros os devoro como um grade faminto. Consigo linkar tudo que o senhor fala com as escrituras e devo admitir que hoje tudo faz sentido. Enfim, aqui vai meu muito obrigado, e que Deus continue te dando forças para enfrentar a jornada que admito que para senhor, não deve ser nada facil.
Glórias a Deus sempre!!!
janeiro 6th, 2010 às20:51
pastor Rircardo gondim trabalhei um bom tempo a tarde na portaria. comfesso chorei muito ouvindo suas pregaçoes renovou as minha forças muitas vezes , agradeço muito a Deus e em segundo lugar vc que Deus continue te abençoando , A paz do Senhor meu irmao.
janeiro 11th, 2010 às20:34
Realmente. Fiquei um tempo afastada da liturgia da igreja, pois estava cansada da rotina. Escutei pregações do pastor Ricardo e Caio Fábio, que me alimentaram em um dia o que não me alientei em anos.
janeiro 16th, 2010 às14:27
Falar do Pr. Gondim é chover no molhado. Conheci o Pr. Gondim a tempos atrás via rádio, quando ele fazia um programa a noite,de lá pra cá aprendi a admirar suas pregações e as palavras de verdade que ele menciona. Muitos criticam porque não tem coragem ou tem medo de perder a “boqunha” que consegiram, levando a palavra de Deus distorcida a um bando de néscio que só procuram bençãos materiais. Dia desses ouvindo o progama Reflexões, Gondim disse o seguite: “A igreja não foi criada ou instituida para deixar ninguém rico, ela foi criada ou instiuída para darmos continuidade a obra do Senhor Jesus, pregar as boas novas e ensinar as pessoas sobre a maravilhosa palavra de Deus”, por isso aqueles que criticam o Pr. Ricardo, não tem ideia do valor que as pregações dele tem, deviam prestar mais atenção e depois buscar na Bíblia para ver se é realmente assim, fiz isto muitas vezes e descobri que a simplicidade comque a palavra é pregada é que traz a eficácia do conhecimento. Certa vez estive na Betesda – Tatuapé e ele estava pregando e pra dizer a voces que Deus está presente, quando ele terminou a pregação, eu estava num canto em pé e disse a Deus: “Senhor queria tanto ganhar um abraço deste homem, pois o admiro muito enquanto preletor e pregador da palavra…” e quando ele descer do altar veio comprimentando o povo e bem próximo me olhou, me chamou e me abraçou, foi um longo abraço e então pude sentir que quando Deus está presente, existe sintonia entre os pensamentos.
Que ele continue sempre na contra mão de tudo isso que vem acontecendo e que um dia, bem próximo as pessas vão descobrir que não com gritos, com sapateados, falando em linguas na presença de todos, que Deus irá manisfestar sua glória.
janeiro 24th, 2010 às23:33
O Gondim merece homenagens, sim, pelo seu trabalho e pela sua dedicação, como também merece respeito. E creio que o Pr. Eros Pasquini, em sua contestação o respeitou na medida em que ele Gondim se expôs publicamente. A exaltação à pessoa deve ser cautelosa. Fizeram isso com o Caio Fábio desmedidamente até que ele acreditou mais em si mesmo que em qualquer outra coisa. O Eros foi muito cuidadoso no trato com a mensagem do Gondim. Ambos merecem nosso respeito e consideração quanto ao embate das idéias. Gondim trouxe à luz questionamentos de ordem filosófico-teológicas tão profundas que, à exemplo de farofa no ventilador, não podem ser analisadas e compreendidas pela via da internet. Daí a irresponsabilidade mencionada por Eros. E Eros também não fechou as portas de uma conversa mais ampla, senão apenas o advertiu como um irmão publicamente de que seu discurso cético vai na contramão do discurso profético cristão.
As pessoas que estão defendendo ou supostamente desagravando o Gondim estão confundindo a pessoa com a infalibilidade do discurso.
Ivan Cláudio Pereira Borges
janeiro 26th, 2010 às0:36
Gondim prega – biblicamente baseado sera???
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
malaquias 10 e 11
nao sei se a biblia esta clara para voce.
mas para mim ter o devorador repreendido pelo senhor dos exercitos eh uma grande influencia na minha com Deus pois o devorador age no mundo espiritual nos atrapalhando e tudo que atrapalha nossa vida espiritual atrappalha nossa relaçao com DEUS.
SE GOLDIN REALMENTE DISSE COM ESSAS PALAVRAS “que ser dizimista não influenciará sua vida com Deus”
e SE ISSO EH RADICALISMO SEU PAGUE VOCE
SEJA QUEM FOR QUE TENHA “DITO” isso.
esta VAI CONTRA A PALAVRA DE DEUS!!!
que a paz esteja com vosco!!!